2008/11/05

Negação/Négation

Em francês usa-se "ne...pas" para exprimir uma ideia negativa. O "ne" usa-se antes do verbo e o "pa usa-se depois do verbo(Je suis Jõao/Je ne suis pas Jõao)

No caso do passé composé e outros verbos compostos usa-se o "ne" antes do primeiro verbo(auxiliar) e o "pas" depois do primeiro verbo, logo antes do verbo principal(Je vais sortir au cinéma/Je ne vais pas sortir au cinéma)

O "ne...pas" em português significa não. Podemos além de "ne...pas" usar:

NE RIEN
ne...rien usa-se para dizer "nada". Por exemplo: Eu comi muito/Eu não comi nada"

A nivel da construção frásica coloca-se o "rien" no lugar do "pas".
Por Exemplo:
Je mange le viande(Eu comi toda a carne)
Je ne mange rien(Eu não comi nada)

Usa-se o "ne...rien" quando queremos por na negativa uma frase afirmativa que contenha "Quelque chose" ou "tout". No caso de existir uma dessas palavra na negativa não poderá existir(não faz sentido: Eu comi toda a carne/Eu não comi nada toda a carne).

Exemplo:
Je mange tout le viande(Eu como toda a carne).
Je ne mange rien(Eu não como nada).

NE PERSONNE
ne...personne usa-se para dizer "ninguém"(Eu vi toda a gente/Eu não vi ninguém).

Por exemplo:
Je a rencontré tout le monde.(Encontrei toda a gente)
Je n'a rencontré personne.(Não encontrei ninguém)

O "ne...personne" é obrigatório ao passar para a negativa uma frase com "tout le monde" e "quelque un". Como no caso anterior ao passar para a negativa retira-se essa expressão(senão ficaria: Eu não vi ninguém alguém)

NE JAMAIS
Ne...jamais usa-se para dizer "jamais"/"nunca"(Eu faço isso sempre/Eu nunca faço isso)

Por exemplo:
Je dors bien(Eu durmo bem)
Je ne dors jamais(Eu nunca durmo)

O "ne...jamais" é obrigatório ao passar para a negativa uma frase com "toujours", "souvent", "Tous les jours", "parfois" e "quelque fois"

NE PLUS
Ne...plus usa-se para dizer "já não"(Eu jogo futebol/Eu não jogo mais futebol)

Por exemplo:
Je joue au baby-foot(Eu jogo matrequilhos)
Je ne joue plus au baby-foot(Eu não jogo mais matrequilhos)

O "ne...plus" é obrigatório ao passar para a negativa uma frase com "encore"(ainda).

NE AUCUN(E)
Ne...aucun(e) usa-se para dizer "nenhum(a)"(Eu como alguma carne/Eu não como nenhuma carne)

Por exemplo:
Je mange quelque viande(Eu como alguma carne)
Je ne mange aucune viande(Eu não como nenhuma carne)

O "ne...aucun(e)" é obrigatório ao passar para a ngativa uma frase com "quelque(s)" e "tous"

Sem comentários: